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ISO 14001:2004

 

A ISO 14000 é uma série de normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO) e que estabelecem diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresa Os certificados de gestão ambiental da série ISO 14000 atestam a responsabilidade ambiental no desenvolvimento das atividades de uma organização. Estas normas  foram criadas para diminuir o impacto provocado pelas empresas ao meio ambiente. Muitas empresas utilizam recursos naturais, geram poluição ou causam danos ambientais através de seus processos de produção. Seguindo as normas do ISO 14000, estas empresas podem reduzir significativamente estes danos ao meio ambiente. As normas ISO 14000 não estabelecem níveis de desempenho ambiental, especificam somente os requisitos que um sistema de gestão ambiental deverá cumprir. De uma forma geral, referem o que deverá ser feito por uma organização para diminuir o impacto das suas atividades no meio ambiente, mas não prescrevem como o fazer. 

 

 

Historico

No inicio da década de 90, a ISO viu a necessidade de se desenvolverem normas que falassem da questão ambiental e tivessem como intuito a padronização dos processos de empresas que utilizassem recursos tirados da natureza e/ou causassem algum dano ambiental decorrente de suas atividades. No ano de 1993, a ISO reuniu diversos profissionais e criou um comitê, intitulado Comitê Técnico TC 207 que teria como objetivo desenvolver normas (série 14000) nas seguintes áreas envolvidas com o meio ambiente. O comitê foi dividido em vários subcomitês

 

Para a obtenção e manutenção do certificado ISO 14000, a organização tem que se submeter a auditorias periódicas, realizadas por uma empresa certificadora, credenciada e reconhecida pelos organismos nacionais e internacionais. Quando uma empresa segue as normas e implanta os processos indicados, ela pode obter o Certificado ISO 14000. Este certificado é importante, pois atesta que a organização possui responsabilidade ambiental, valorizando assim seus produtos e marca. Para conseguir e manter o certificado ISO 14000, a empresa precisa seguir a legislação ambiental do país, treinar e qualificar os funcionários para seguirem as normas, diagnosticar os impactos ambientais que está causando e aplicar procedimentos para diminuir os danos ao meio ambiente. Nas auditorias são verificados o cumprimento de requisitos como:

Cumprimento da legislação ambiental;

Diagnóstico atualizado dos aspectos e impactos ambientais de cada atividade;

Procedimentos padrões e planos de ação para eliminar ou diminuir os impactos ambientais sobre os aspectos ambientais;

Pessoal devidamente treinado e qualificado.

 

 

Porque fazer

A preocupação com a conservação do meio ambiente está se tornando uma constante nos últimos tempos. Vários movimentos estão pressionando as organizações e os governantes para tornarem as regulamentações cada vez mais rígidas, exigindo das empresas uma postura ambiental correta. Com isso o produto que possui o ISO 14000 (ou qualquer outro de sua família) é visto de uma outra maneira, pois ele possui um diferencial competitivo, e isso mostra à sociedade que a empresa é comprometida com a preservação ambiental. A ISO 14000 já se tornou um passaporte para a exportação de produtos para a Europa. Os motivos para implantação de um sistema de gestão ambiental (ISO 14000) são :

Motivos Externos: Pressão do cliente e

Motivos Internos: Convicção, acreditar nos benefícios que o sistema proporciona e

Alguns benefícios para a empresa :

Proporciona uma ferramenta gerencial adicional para aumentar cada vez mais a eficiência e eficácia dos serviços;

Proporciona a definição clara de Organização, com responsabilidades e autoridades de cada função bem estabelecidas;

Promove a capacidade dos colaboradores para o exercício de suas funções, estruturadas a partir de seleções, treinamentos sistemáticos e avaliação de desempenho;

Reduz custos através de uma maior eficiência e redução do desperdício, o que aumenta a competitividade e participação no mercado;

Aumenta a probabilidade de identificar os problemas antes que eles causem maiores conseqüências. 

 

 

 



 

 

 

Sistemi di Gestione Ambientale

Un sistema formalizzato di gestione ambientale (SGA) che rispetti i requisiti della norma internazionale ISO 14001, Vi aiuterà ad attuare un’ecogestione delle Vostre attività. In particolare, assicurerà:
- che avvenga un processo di sensibilizzazione sulle tematiche ambientali; che si instauri un processo di aggiornamento continuo rispetto alla normativa ambientale;
- la definizione dei target e degli obiettivi, attraverso il processo di “benchmarking”;
- che vengano pianificate le azioni da intraprendere per raggiungere i miglioramenti prefissati;
- che in caso di emergenza sarà già pianificato un programma di intervento volto alla minimizzazione dei danni;
- che sia stato sviluppato un programma di addestramento mirato per ogni attività dell’organizzazione;
- l’esistenza di una specifica procedura per la gestione della comunicazione sia interna che esterna;
- che siano assicurate le verifiche ispettive interne e il riesame da parte della direzione per valutare l’efficacia del sistema;
- che vengano effettuati Il monitoraggio e la misurazione delle attività primarie allo scopo di controllare i miglioramenti acquisiti;
- l’esistenza di un sistema di identificazione di tutte le attività che non soddisfano i requisiti e di un metodo di analisi della causa principale per poter così individuare un’azione correttiva associata alla relativa azione preventiva;
- che il SGA sia documentato attraverso procedure scritte; che siano effettuate le necessarie registrazioni.
Le performance ambientali nella maggior parte delle aziende sono considerate di secondaria importanza, essendo l’attenzione concentrata quasi esclusivamente sulla Qualità e sulla Sicurezza, settori che hanno un impatto più diretto ed immediato nel breve periodo. Gli effetti delle prestazioni ad impatto ambientale, invece, oltre ad essere a lungo termine, si esplicano generalmente al di fuori dei confini del sito aziendale. Essendo tale aspetto meno apparente, risulta più facile affrontarlo in maniera superficiale, se non addirittura ignorarlo.
Le imprese generalmente sono consapevoli della loro responsabilità a livello ambientale e sono spesso convinte di operare in maniera rispettosa dell’ambiente. Ma in realtà solo un numero ristretto di aziende è a conoscenza di tutta la normativa ambientale cui è assoggettato. Di conseguenza, solo una minoranza può affermare in maniera del tutto veritiera di essere sensibile alle problematiche ambientali ed in linea con le relative disposizioni di legge.
Alcune reazioni comuni riscontrate fra le aziende che hanno implementato un sistema di gestione ambientale erano relative a:
- quanto limitata fosse la conoscenza della legislazione cui erano sottoposti;
- come fossero state inadeguate fino ad allora le performance ambientali e quali elevati costi ad esse erano associati;
- la presa di coscienza dei potenziali rischi e ostacoli cui far fronte in un sistema legislativo sempre più stringente dal punto di vista ambientale;
- la potenziale riduzione dei costi: le aziende generalmente concentrano la loro attenzione solo sul costo dell’implementazione del sistema. Considerano, invece, solo superficialmente i potenziali risparmi che potrebbero derivare dalla drastica riduzione dello spreco delle risorse e dai più efficienti mezzi di controllo dell’inquinamento. Senza dimenticare il ritorno nel lungo periodo dell’aumento dei ricavi.
Di seguito sono elencati i principali benefici dell’implementazione di un sistema di gestione basato sulla norma internazionale ISO 14001:
- migliore efficienza operativa; riduzione dei costi minimizzando lo spreco ed il consumo di energia; motivazione e coinvolgimento del personale; - minimizzazione dei i rischi e degli ostacoli potenziali; l’organizzazione diventa più attraente per gli investitori sensibili alle tematiche ambientali; - migliora l’immagine come ECOIMPRESA; viene valutato in maniera indipendente l’impegno dell’azienda in tema ambientale;
- fornisce opportunità in termini di marketing e di politiche di marca;
- dà fiducia ai clienti e alla comunità della considerazione e professionalità con cui l’azienda lavora.

 

 


 

 

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