CertiBrasil            

certificação de qualidade

 

Home        O que è ISO       Certificação        Estatisticas ISO

ISO 9001:2008    ISO 14001:2004    OHSAS 18001:2007    ISO 22000:2005    ISO 27001:2005    AS 9100


 

 

 

ISO 22000:2005

 

O que é a ISO 22000? 

é uma norma para os Sistemas de Gestão de Segurança de Alimentos voltadas para empresas que se preocupam em assegurar controles dos perigos em toda sua cadeia produtiva de alimentos, garantindo que o alimento está seguro no momento do consumo humano.em toda a cadeia produtiva

A ISO 22000 tem como objetivo facilitar a comercialização em toda a cadeia da indústria de alimentos mundial, uma vez que muitos países, incluindo o Brasil, estão buscando proteger a sua população, desenvolvendo normas nacionais. A nova norma pretende unificar e complementar as diferentes exigências feitas aos exportadores da cadeia alimentar, contribuindo para a reeducação das barreiras técnicas.

Esta é uma oportunidade para que haja uma padronização internacional no campo das normas de segurança de alimentos e isso também propiciará uma ferramenta para a implementação e

No dia 1º de setembro de 2005 foi publicada a norma ISO 22000 – Sistemas de Gestão da Segurança de Alimentos - Requisitos para qualquer organização da cadeia produtiva de alimentos (Food safety management systems - Requeriments for any organization in the food chain).

Esta Norma que tem por finalidade assegurar que os alimentos estejam seguros para o consumo final, através da ótica da “cadeia produtiva de alimentos” ou “food chain”. A norma ISO 22000:2005 foi desenvolvida por profissionais da indústria de alimentos conjuntamente

 

Quem pode se beneficiar com a ISO 22000?

Empresas envolvidas na comercialização, fabricação, tratamento e distribuição de produtos alimentícios e _commodities essenciais, em particular produtores de alimentos, varejistas, abastecedores, cozinhas comerciais e seus fornecedores.

Todos os requisitos desta norma são genéricos e aplicáveis a todas a organizações na cadeia produtiva de alimentos independente de tamanho e complexidade. Isto inclui as que estão direta ou indiretamente envolvidas em uma ou mais etapas da cadeia produtiva de alimentos.

Organizações que estão diretamente envolvidas incluem, mas restritamente, produtores de alimentos para consumo animal, agricultores, fazendeiros, produtores de ingredientes, fabricantes, distribuidores, serviços de alimentação e abastecimento, empresas fornecedoras de serviços de limpeza, serviços de transporte, estoque e distribuição.

Outras organizações que estão envolvidas indiretamente incluem, fornecedores de equipamentos, produtos de limpeza, embalagens e outros materiais que entram em contato com os alimentos. Esta norma permite uma organização pequena e/ou pouco desenvolvida (ex. uma pequena fazenda, um pequeno embalador/distribuidor ou lojas de serviços de alimentação) implementar uma combinação de medidas de controle desenvolvida externamente.

 

Quais são os benefícios da ISO 22000?

Controle dos riscos e determinação de medições preventivas eficientes; 

Aumento da segurança do produto; 

Análise sistemática e realização de fluxos de processos seguros e eficientes em termos de segurança e controle de processo de alimentos para detectar a tempo riscos envolvendo higiene e segurança de embalagens; 

Aumento da confiança do consumidor e revendedor na segurança, qualidade e legalidade do produto; 

Análise sistemática e realização de fluxos de processos seguros e eficientes em termos de segurança e controle de processo de alimentos para detectar a tempo riscos envolvendo higiene e riscos perigosos de saúde para os consumidores.

Reconhecimento internacional aplicável a todos os elementos da cadeia alimentar;

É um sistema pró-ativo, atuando preventivamente na ocorrência de perigos e não-conformidades do produto final para garantia da saúde do consumidor;

Redução de custos com retrabalho;

Diminuição de desperdício de matéria prima e insumos em geral;

Diminuição da devolução de produtos não-conformes;

Melhoria da imagem da empresa frente ao mercado.

Contém os requisitos para um Sistema de Gestão completo para a produção de alimentos

É uma Norma Internacional;

Fornece a possibilidade de harmonização das normas de segurança de alimentos;

Confiança de que as organizações que a possuam, tenham a habilidade de identificar e

É uma Norma Auditável;

É aplicável a todas as organizações, ao longo de toda a cadeia produtiva de alimentos.

É certificável por organismos de certificação;

Incorpora os 7 princípios do APPCC, definido peloCodex Alimentarius;

Dá ênfase à comunicação, em toda a cadeia produtivade alimentos.

 

 

O conteúdo da ISO 22000

A norma divide-se em três partes:

Requisitos para as boas práticas de manufatura ou programas de pré-requisitos. 

Requisitos para o HACCP de acordo com os princípios do HACCP do Codex Alimentarius 

Requisitos de um sistema de gestão baseados nos princípios de melhoria contínua.

O formato da norma é o mesmo da ISO 9001 e da ISO 14001, tornando possível o desenvolvimento de sistema integrado de gestão baseado no risco.

Os requisitos para Boas Práticas* não são listados diretamente na norma, mas são referenciados

* Nota: Os PPRs necessários dependem do segmento da cadeia produtiva de alimentos em que a organização

Esta norma especifica requisitos que permitam uma organização:

a) Planejar, implementar, operar, manter e atualizar o sistema de gestão da segurança de alimentos, direcionado para fornecer produtos que, de acordo com seu uso intencional, estejam seguros para o consumidor;

b) Demonstrar conformidade com os requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis a segurança de alimentos;

c) Avaliar e estimar as solicitações dos clientes e demonstrar conformidade com aqueles requisitos mutuamente acordados relativos à segurança de alimentos, na intenção de aumentar a satisfação dos clientes;

d)Comunicar efetivamente assuntos de segurança de alimentos aos seus fornecedores, consumidores e outras partes interessadas;

e) Assegurar que a organização está conforme com a sua política de segurança de alimentos estabelecida;

f) Demonstrar tais conformidades às partes relevantes interessadas, e;

g) Buscar a certificação ou registro deste sistema de gestão da segurança de alimentos por uma organização externa ou fazer a auto-avaliação ou a auto-declaração de conformidade com esta Norma

 

 

Passos para implementação:

•Diagnóstico da atual situação do Sistema de Gestão em Segurança de Alimentos da organização;

•Qualificação da equipe interna de Segurança dos Alimentos na Interpretação da norma;

•Implantação dos requisitos da norma no Sistema de Gestão da empresa;

•Pré-auditoria com órgão certificador;

•Auditoria de certificação.


Família de normas relacionadas:

ISO 22000:2005, lançada em 1º de setembro de 2005, é a primeira em uma família de

ISO/TS 22004:2005 – Sistemas de gestão da segurança de alimentos – Guia para a aplicação da ISO 22000:2005, publicada em novembro de 2005. Esta norma fornece um importante guia para orientar as organizações da cadeia produtiva de alimentos de todo o mundo, incluindo as pequenas e médias empresas, na implantação da ISO 22000:2005.

ISO/TS 22003 – Sistemas de gestão da segurança de alimentos – Requisitos para organismos que oferecem auditoria e certificação de sistemas de gestão da segurança de alimentos. Esta norma é um guia para a acreditação (aprovação) dos organismos para certificação da ISO 22000:2005 e define as regras para auditar um sistema de gestão da segurança de alimentos em conformidade com a norma ISO 22000:2005.

ISO/22005 – Rastreabilidade na cadeia de alimentação animal e humana. Princípios gerais e guia para delineamento e desenvolvimento do sistema.

 

 



La ISO 22000 

è lo standard fondamentale per i sistemi di gestione della sicurezza nel settore agroalimentare. Questa norma consente a tutte le aziende, coinvolte in modo diretto o indiretto nella filiera, di identificare con precisione i rischi cui sono esposte e di gestirli in modo efficace. Prevenire il verificarsi di incidenti lungo tutta la filiera e poter valutare la conformità in campo normativo sono due aspetti essenziali per la tutela del tuo brand.

Cosa cos’è l’ISO 22000?
La norma ISO 22000 è stata concepita per essere compatibile e armonizzata con le altre norme internazionali per i sistemi di gestione, come l'ISO 9001. Si tratta quindi di una norma che può essere integrata con i sistemi e i processi di gestione già esistenti.

La norma ISO 22000 è applicabile a tutte le aziende che operano in modo diretto o indiretto lungo tutta la filiera agroalimentare, inclusi i produttori di packaging o detergenti, le imprese di pulizia, le società di disinfestazione o le lavanderie industriali. Questa norma consente alle imprese del settore di valutare e dimostrare la conformità della loro produzione alle norme di sicurezza agroalimentare nonché assicurare un controllo efficace dei vari fattori di rischio.
Lo standard garantisce la sicurezza agroalimentare "dal campo sino alla tavola" sulla base di elementi fondamentali riconosciuti a livello internazionale dagli operatori del settore.

Comunicazione interattiva: Si tratta di un fattore innovativo e fondamentale della gestione dei rischi, che definisce un flusso di informazioni strutturate sia verso l’interno sia verso l’esterno dell’ azienda, per garantire un controllo efficace dei fattori di rischio.

Gestione di sistema: permette il controllo di tutte le interazioni tra gli elementi che costituiscono il sistema, per garantire l'efficienza e l'efficacia del sistema stesso.

Prerequisti: adozione degli schemi GMP (Good Manufacturing Practice), GHP (Good Hygiene Practice), GAP (Good Agricultural Practice), programmi e procedure di manutenzione per attrezzature ed edifici, e programmi di disinfestazione.

Principi HACCP: Hazard Analysis & Critical Control Points. Metodologia di base per la pianificazione di processi produttivi sicuri adatti a ogni singola azienda, senza appesantimenti di carattere burocratico.

I vantaggi della certificazione ISO 22000.
I vantaggi della certificazione ISO 22000 sono molteplici, il principale è rappresentato dai miglioramenti tangibili e dimostrabili nelle perfomance in ambito di sicurezza agroalimentare e dai maggiori livelli di garanzia del rispetto della conformità normativa.

La norma ISO 22000 consente alle aziende di:

implementare e rendere operativo un sistema di gestione della sicurezza agroalimentare all'interno di un quadro di riferimento chiaramente definito e sufficientemente flessibile da soddisfare le specifiche esigenze correlate al business dell’azienda.

comprendere e identificare i rischi effettivi ai quali sono potenzialmente esposti sia l’azienda che i consumatori.

implementare strumenti finalizzati a misurare, monitorare e ottimizzare in modo efficace tutte le performance relative alla sicurezza agroalimentare.

rispettare in maniera ottimale i vincoli imposti dalla legislazione e i requisiti fondamentali.

La certificazione secondo la norma ISO 22000 fornisce efficaci strumenti per comunicare con tutti gli stakeholder e interagire con tutte le parti interessate. Si tratta di un elemento particolarmente importante per dimostrare l'impegno di un'azienda nei confronti della sicurezza alimentare nel pieno rispetto dei requisiti di Corporate Governance, Responsabilità Sociale d'Impresa e Bilancio di Sostenibilità.

 

Come prepararsi per la certificazione?

Il processo descritto nella norma ISO 22000 prevede i seguenti passaggi:

identificazione, valutazione e controllo dei rischi agroalimentari che potrebbero verificarsi, allo scopo di non esporre la salute dei consumatori a pericoli diretti o indiretti;            

comunicazione lungo la filiera agroalimentare delle informazioni relative ai problemi di sicurezza connessi al prodotto;             

comunicazione delle informazioni sullo sviluppo in tutta l'organizzazione coinvolta, implementazione e aggiornamento del sistema di gestione della sicurezza    agroalimentare;        

valutazione periodica e aggiornamento del sistema di gestione della sicurezza agroalimentare in relazione alle attività dell'azienda e alle informazioni più recenti riguardo i pericoli per la stessa.

Lo sviluppo, l’implementazione e la certificazione secondo la norma ISO 22000 costituiscono un percorso in evoluzione che permette all’azienda di operare secondo una logica di miglioramento contnuo. Le verifiche effettuate da una terza parte indipendente sono un elemento fondamentale di questo processo

 


 

 

Certibrasil Ltda

Avenida Rio Branco, nº 26  - sobreloja –  Centro – Rio de Janeiro – RJ – CEP 20090-001.

Tel. +55.21.4101.1616    

Email ; info@certibrasil.com.br


Aggiornato il: 02 agosto 2010        Copyright © 2009 CERTIBRASIL Ltda. Rio de Janeiro, Brasil